Envios grátis para compras iguais ou superiores a 40€, para Portugal Continental.
Entregas em 24h
Envios grátis para compras iguais ou superiores a 40€, para Portugal Continental.
Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

A inteligência emocional descreve quão bem os indivíduos podem gerenciar suas próprias emoções e reagir às emoções dos outros. As pessoas que apresentam inteligência emocional têm habilidades muito necessárias, mas menos óbvias para se dar bem na vida, como saber gerenciar e resolver conflitos, entender e responder às necessidades dos outros e manter suas próprias emoções em cheque, de forma que elas não atrapalhem as suas vidas.

Sua importância está clara, mas esse não é o tipo de coisa que se aprende na escola. Então, confira esse guia sobre a inteligência emocional e como você pode tentar desenvolvê-la:

As cinco áreas-chave da inteligência emocional

Medir a inteligência emocional é algo relativamente novo no campo da psicologia. Vários modelos estão sendo desenvolvidos atualmente, mas neste artigo vamos examinar o que é conhecido como o “modelo misto”, desenvolvido pelo psicólogo Daniel Goleman.

Esse modelo de inteligência emocional tem cinco áreas-chave:

Autoconhecimento: envolve conhecer os seus próprios sentimentos, o que inclui ter uma avaliação precisa do que você é capaz de fazer, de quando você precisa de ajuda, e de quais são seus gatilhos emocionais.

Autogestão: trata-se de ser capaz de manter suas emoções sob controle quando você está perturbado, incluindo ser capaz de controlar explosões, calmamente discutir divergências e evitar atividades que te coloquem em períodos de autopiedade ou pânico.

Motivação: todo mundo é motivado por recompensas, como dinheiro ou status, mas o modelo de Goleman refere-se a motivação para o bem da alegria pessoal, curiosidade ou satisfação de ser produtivo.

Empatia: essa categoria refere-se às emoções dos outros. Empatia é a habilidade e prática da leitura das emoções dos outros, para responder adequadamente.

Habilidades sociais: esta categoria envolve a aplicação de empatia, bem como saber negociar as necessidades dos outros e equilibrá-las com suas próprias. Isso pode incluir encontrar um terreno comum com os outros, gerenciar relações em um ambiente de trabalho e ser persuasivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá

Como podemos ajudar?

× Whatsapp